O projeto Ao Reciclar Pode Plantar, implementado em Vale das Mós, em Abrantes, inspirou-se na ideia de que cuidar do ambiente pode também gerar vida.
A primeira grande ação consistiu numa campanha de recolha de monos porta a porta, onde os jovens dinamizadores, ao recolherem diversos resíduos volumosos (num total de seis atrelados), ofereciam, em troca, sementes hortícolas ou bolbos de flores. Esta iniciativa não só promoveu a reciclagem e o correto encaminhamento de resíduos como também incentivou práticas sustentáveis de cultivo e reforçou a ligação entre comunidade e natureza. Todos os materiais recolhidos foram concentrados num ponto de recolha acordado com o município, que assegurou a sua posterior retirada e tratamento adequado.
Paralelamente, o grupo propôs a instalação de iluminação com painéis solares em pontos de interesse local, como o baloiço panorâmico e as fontes, reforçando a valorização do património com soluções de baixo impacto ambiental.
Com o objetivo de melhorar as práticas de separação e deposição de resíduos na aldeia, instalaram ainda seis ecopontos no recinto das festas, e cinco papeleiras de rua e quatro cinzeiros de parede em locais estratégicos da vila, identificados pelos próprios jovens.
O projeto demonstrou como pequenas ações comunitárias podem ter um impacto significativo na sustentabilidade ambiental e no bem-estar coletivo.